quarta-feira, maio 05, 2010

Mega Monster Battle: Ultra Galaxy Legend The Movie

Atenção, é um review do novo filme de Ultraman, feito pela Warner Bros Japan, e Tsuburaya, para quem ainda não viu o filme... cuidado pois pode conter spoilers!

Geral:Nota 10

História: Nota 8,5

Efeitos Especiais: Nota 10

Ação: Nota 10

Review:
O filme é sem sombra de dúvida o melhor feito até agora,porém esqueçam os movies anteriores, porque esse é um universo totalmente novo. Enquanto os dois anteriores foram spin offs da série do Mebius, esse é o início de uma nova. E digo ainda mais, nem é Spin Off, ou seja derivado, de Daikaju Battle, série que confesso que nunca assisti e que fiquei temeroso de não entender alguma coisa do filme por conta disso, o que não acontece, na verdade, nem é necessário acompanhar nenhuma série para entender o filme.
Nesse universo Ultra, o qual passarei a chamar de “Zeroverse” (Zero Universe) já temos logo de cara, o Mebius, os Ultra clássicos, os membros do esquadrão do DaiKaju e claro Musashi (Ultraman Cosmos).




Mas aí que a coisa perde um pouco a mão na minha opinião, já que nesse universo, estão presentes TODOS, repito, todos os Ultras de todas as séries. Para quem não conhece Ultraman, temos mais de 40 anos de séries sendo produzidos, inclusive desenhos animados, séries em parceria com EUA e Austrália, etc...

E aí vem a minha grande crítica ao filme, a história se perde com tantos personagens secundários, e no fim, acaba que não é muito bem explicada a história a respeito do personagem principal, Ultraman Zero. No tocante ao Zero, e ao Belial, o vilão do filme, o clichê impera. Primeiro vamos falar dos personagens de Daikaju, sinceramente, conseguiram justificar o porquê deles no filme, porém, eles ficam mais sobrando que outra coisa. Não eram necessários, e a presença deles no filme, não muda em nada a história. Outra coisa que incomoda é os quão poderosos os Ultras estão, capazes de vencer monstros com um único golpe. No filme temos contadas as histórias do Planeta de Luz (M78), a origem de Belial, o que faz do Ray um controlador de monstros, e alguma coisa da origem do Zero.

Voltando aos personagens principais, Belial, por exemplo, é um super clichê. O ex-mocinho que se vislumbra pelo poder supremo o Plasma Spark, que é a origem dos poderes dos Ultras, e vira bandido. Claro que o sujeito surta, é banido e acaba possuído pelo poder do maligno antepassado do Ray, ganha uma mega arma e se torna super-poderoso e é aprisionado. Clichê? Imagina... De bobeira entre animes, quadrinhos e séries, pensei em inúmeros casos que isso acontece. Aí vem o Zero, ele é o mais poderoso dos Ultras, é arrogante, e se acha merecedor do mesmo poder, é impedido de acontecer à mesma coisa que aconteceu com Belial, é aprisionado em uma armadura e acaba sendo treinado por Ultraman Leo para ser um Ultra, com isso se torna o escolhido da Luz. Clichê novamente? Aonde? E o grande detalhe é o Zero não saber que é filho de Ultraseven até o fim do filme.

Vi e revi o filme, com legendas em inglês, claro, e o que mais me chama atenção é finalmente ver os Ultras se comportando como os humanos, quando o planeta deles é atacado, e para quem não sabe, os Ultras sem o Time Color, ou Ultra Spark, que seja, aquela bolota no peito deles que pisca... são os Ultras civis... e também os Ultras em treinamento, achei isso super maneiro, já que no planeta deles, eles não precisam de uma luzinha no peito dizendo que a bateria está baixa! Ponto para o filme! Inclusive o Overpower, que questionei anteriormente, pode ser justificado pela ação se passar em M78... infelizmente, e graças aos à mais do filme Dyna e Equipe Day Kaju, eles fazem o mesmo fora de M78... na verdade, o hospedeiro do Dyna mata o Zeton na forma humana... e o pior foi a Tsuburaya, justamente enfiar o DYNA na história.
Na boa, o que o Dyna tinha a ver com a história? Porque justo o Dyna? O Ultra com menos popularidade dentre os 4 Heisei? Podia ser o Cosmos, ou o Tiga, mesmo o Gaia ou seu sidekick Agul, mas justo o Dyna,... mas Fred, é para dizer que ele está vivo porque o personagem se mata no fim da série dele... VAI SE FERRAR!!! Morreu, e tá bem morto! Para que Daikaju Team e Dyna, na boa... foi a nota negativa do filme! Olha o que o Mestre tem a dizer sobre isso!



VÃO À MERDA os ROTEIRISTAS que enfiaram tudo isso em um filme só!

Tem muita coisa no filme que não é justificada, e nem explicada também, mas isso passa batido. E o mais interessante, e é o que todo mundo quer ver mesmo, é ação, e nisso no filme tem de sobra, a coreografia dos dublês está ótima, assim como os efeitos especiais. A própria história acaba não sendo ruim de todo, já que ela está ali só para amarrar as cenas de ação. Na minha opinião, a série do Zero promete.

Os Ultras que aparecem no filme são, os clássicos (Ultraman, Ultraseven, Zoffy, Jack, Ace, Taro, Leo, Astra, Eighty, Yulian, King , Father e Mother), Great, Powered, Mebius, Hikari, Max, Zenon, Neos,. Seven21, Ultraman USA (Chuck, Beth e Scotty), Dyna, Cosmos (apenas o hospedeiro), e Ultraboy.
Claro que houve uma pressão da Warner, de colocar no filme os Ultras americanos, Powered e USA, mas, os próprios Ultras Heisei, aparecem de maneira a dar continuidade à suas séries.

No fim o  filme é imperdível para todos que são fãs de seriados japoneses, ou melhor, Tokusatsu. Que venha a série do Zero.

Nenhum comentário: